O que é?
O implante é um parafuso de titânio que tem o objetivo de substituir a raiz do dente e permitir que a coroa (a parte visível do dente) seja unida a ele.
Com que idade posso colocar o implante?
A idade aproximada é 18 anos. Mas é preciso realizar alguns exames para se certificar que não haverá mais crescimento. Isso é feito através de uma radiografia de mão e punho.
Quando está indicado?
O implante está indicado quando há a ausência de dentes ou o dente presente está condenado à extração.
Existe diferença entre os implantes?
Sim! Os implantes variam desde o seu formato, tamanho e qualidade do tratamento da sua superfície. Sendo assim, implantes de melhor qualidade permitem que se espere um tempo menor para finalizar o tratamento, além de ter uma melhor união com o osso e menor chance de fratura.
Qual o tempo do tratamento?
Pode variar de acordo com cada caso. O implante pode ser colocado imediatamente após a remoção do dente, ou a partir de 4 semanas após a extração. Ainda podem variar após a sua instalação, tendo algumas vezes que aguardar de 21 dias (para implantes de melhor tratamento) à 4 meses. Sendo o tempo de espera maior em maxila do que mandíbula. Em caso onde é necessário o enxerto a espera pode ser um pouco maior.
Qual a diferença entre o tratamento com implante e a prótese fixa (ponte fixa) convencional?
O tratamento com implantes permite a reposição do dente perdido sem a necessidade de prejudicar dentes saudáveis que estejam ao lado. Além disso, em muitos casos é possível dar um condição mais próxima dos dentes naturais podendo, inclusive, usar o fio dental como habitualmente se fazia antes da perda dos dentes.
Quais as desvantagens do tratamento com implante?
Acredito que a principal desvantagem é a necessidade de uma cirurgia. Além disso a instalação do implante depende da quantidade de osso presente sendo, algumas vezes, necessária a realização de procedimentos como enxertos para que seja possível realizar o tratamento.
Quais as vantagens?
Bom, uma das vantagens eu já mencionei. Não há necessidade de danificar dentes vizinhos para restaurar o dente perdido. Mas existem outras! Como, por exemplo, permite reabilitar pacientes sem nenhum dente com próteses fixas ou, no mínimo, aumentar a retenção dessas próteses. Só quem usa uma prótese removível ( a famosa perereca) sabe o desconforto que ela traz.
É preciso manutenção das próteses e implante?
Sim! Com toda certeza. Os implantes não sofrem com cáries, mas podem sofrer influência de bactérias, do mau hábito de higiene, do mau posicionamento dos dentes e de cargas oclusais (principalmente bruxismo e apertamento). Com isso é preciso fazer um controle profissional de limpeza, além de muitas vezes trocar os parafusos da prótese. De quanto em quanto tempo devo fazer essa manutenção?
Esse tempo pode variar. Pacientes com algum comprometimento sistêmico ou grande dificuldade de higiene devem ir em períodos mais curtos (3 a 4 meses), pacientes bem controlados devem ir a cada 6 meses. E eventualmente é necessária a remoção da prótese para melhor higiene.
O que é um PROTOCOLO?
O protocolo é a reabilitação total do paciente com implantes. Como assim? Quando o paciente perdeu todos os dentes em um dos arcos é feita uma prótese total, como se fosse uma “chapa ”ou“ perereca”, no entanto essa prótese fica completamente presa nos implantes.